quarta-feira, 27 de junho de 2012

A TERRA - Nosso planeta no Universo



Olá 6ºAno, vamos pesquisar mais sobre o que vimos em sala?

1) Leia para relembrar a Teoria do Big Bang, LEIA TUDO ATÉ O FIM ANTES DE RESPONDER!

O Universo teve origem de um único ponto que concentrava toda a massa existente.

A 10 ou 15 bilhões de anos atrás ocorreu uma grande explosão (Big Bang), devido a grande pressão em que se encontrava aquele ponto inicial.

A explosão gerou uma expansão da matéria concentrada, ou seja, tudo se espalhou em poeira, areia, pedaços de rochas. Depois os fragmentos ao se unirem formaram asteróides, estrelas, satélites e planetas (pois matéria maior atrai matéria menor).

As forças dos planetas encontraram um equilíbrio, ao poucos as órbitas foram sendo desenhadas, já não havia mais choque entre as grandes massas, e nossa atmosfera surgiu, protegendo a Terra dos meteroros.

Obs: Esse é um resumo simplificado da explicação da professora na sala de aula.

2) Agora preencha a ficha que a professoa entregou na sala consultando as imagens do Atlas do IBGE, no item Nosso planeta no Universo, não esqueça de clicar nas setinhas para as imagens prosseguirem, clique também nos SAIBA MAIS. Quando aparecerem os planetas passe o cursor em cima.

clique aqui para o Atlas do IBGE

Deixe um comentário se você gostou da atividade!

Para jogar clique em  Viagem ao Sistema Solar


terça-feira, 19 de junho de 2012

Pesquisa: Dados Demográficos

Objetivo da atividade: Pesquisar e analisar em duplas a diferença da distribuição brasileira com a polulação mundial em números.



Olá 7ºAno! Pesquise nos sites indicados e anote na ficha entregue pela professora. Em sala discutiremos os dados coletados.

clique aqui para :Dados da população mundial


clique aqui para: Dados da população brasileira


Bom trabalho!

Ah!!! Se você terminar e sobrou um tempinho, exercite seus conhecimentos nos quebra-cabeças do IBGE : Quebra-cabeça IBGE